sábado, 18 de junho de 2016

Formação Étnica e Migrações no Brasil

Direitos Humanos e Constituição Brasileira

Portfólio da Disciplina Educação em Direitos Humanos e Identidade Cultural, desenvolvido no 3º período da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas solicitado pela Dra° Prof Jeanete Liasch Martins de Sá, trabalho solicitado para avaliação de nota para o 3°semestre.

Formação Étnica e Migrações no Brasil
 “Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedindo de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros...”

Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro

Comentário: A composição étnica brasileira foi composta pelos mestiços: índios, brancos, negro e asiáticos. Pode-se observar a contribuição e a herança dessa mistura através da linguagem, comida típica. Exemplo:
Africanos:acarajé, banguela, cafuné.
Indígena: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti,...
Japonesa: Biombo, Judô
A colonização europeia não levou em consideração a existência dos indígenas, dizimados por doenças e conflitos, no ano de 1961 houve Criação do Parque Indígena do Xingu pelos Irmãos Vilas Boas, em 1967 é criado a Funai, a partir de 1980 há crescimento da população indígena.
Os povos africanos tiveram migração forçada, escravidão. Os africanos não aceitaram passivamente essa exploração , reagiram através de lutas, fugas e quilombos.
Lei de Extinção do Tráfico 1850
Lei do Ventre Livre 1871
Lei dos Sexagenários 1885
Lei Àurea 1888
Lei Afonso Arinos1951
Lei CAÓ 1985
1888 à fim da escravidão à permanência das precárias condições de vida à margem da sociedade à sem acesso a terras. Migram para as periferias das cidades.Atualmente ainda apresentam condições inferiores que as da população de origem europeia.



Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/3418105/ http://slideplayer.com.br/slide/3418105/  
Acesso em: 29/03/2016
Acesso em: 29/03/2016

Vìdeo: Globo repórter parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=qd2Dy__npVM
Acesso: 29/03/2016


Vìdeo: Globo reporter parte 2  


Acesso: 29/03/2016

Comentário: Os vídeos possuem um conteúdo muito rico, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zé Ramalho são sertanejos. Segundo Alceu Valença “ Há um pedacinho dele em cada parte do mundo”. O Brasil tem uma diversidade cultural incrível, na carta de Pero Vaz de Caminha ele descreve como os portugueses se encantaram ao pisar no nosso País. Temos que refletir sobre isso, quantas vezes não valorizamos o País que temos, e temos um olhar “americanizado, europereu” que o País do outro é melhor e não enxergamos a diversidade cultural que possuímos, com autores brasileiros como Machado de Assis e Clarice Lispector que são referências internacionais. É curioso saber que em 1822 na Independência do Brasil ao escolher um símbolo nacional, se escolheu o índio, sendo que quando os europeus chegaram no nosso País não respeitaram os hábitos e culturas deles. 


Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha

(...) Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande; porque a estender olhos, não podíamos ver senão terra e arvoredos -- terra que nos parecia muito extensa. 

Vídeo: O povo Brasileiro- Encontros e Desencontros


Acesso: 29/03/2016


Gilberto Gil promove “ Década Internacional dos Afrodescendentes”


Acesso:12/04/2016
Comentário: Com base nesse vídeo podemos refletir sobre a importância da contribuição da população negra para a construção da civilização brasileira, a população negra precisa ser valorizada, abraçada pela sociedade, acolhida.

Nelson Mandela at the United States



Acesso:12/04/2016
Comentário: Nelson Mandela foi importante porque atuou contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/biografia/nelson-mandela.htm



Quilombos Luta e Resistência


Acesso em: 12/04/2016

Comentário: Nós como futuros assistentes sociais temos que conhecer as diversas formas de expressões da Questão Social. A população quilombola parte foi escravos que fugiram das casas coloniais no período que houve o fenômeno da escravidão. Temos que conhecer essa população, seu território para entender como promover o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário