Direitos Humanos e Constituição Brasileira
Portfólio da Disciplina Educação em Direitos Humanos e Identidade Cultural, desenvolvido no 3º período da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas solicitado pela Dra° Prof Jeanete Liasch Martins de Sá, trabalho solicitado para avaliação de nota para o 3°semestre.
Serviço Social e Direitos Humanos
No Código de
Ética profissional do Assistente Social de 1993, entre os princípios
· Reconhecimento da liberdade
como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia,
emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
· Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do
autoritarismo;
· Ampliação e consolidação da
cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à
garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;
· Defesa do aprofundamento da
democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza
socialmente produzida;
· Posicionamento em favor da
eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e
serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão
democrática;
· Empenho na eliminação de
todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à
participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
· Garantia do pluralismo,
através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas
expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;
· Opção por um projeto
profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária,
sem dominaçãoexploração de classe, etnia e gênero;
· Articulação com os
movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios
deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;
· Compromisso com a qualidade
dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na
perspectiva da competência profissional;
· Exercício do Serviço Social
sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe
social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição
física.
Disponível
em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1993.pdf
Acesso em:
20/06/2016
Aula Educação em Direitos Humanos dia 08/03/2016
Comentário: O Serviço Social trabalha
com os Direitos humanos na perspectiva da Totalidade, denunciando as
desigualdades na Sociedade Capitalista, os
Direitos Humanos são vivenciados nas Relações Sociais cotidianas. “O Projeto ético Político da profissão
estabelece princípios como: defesa dos direitos humanos e recusa do arbítrio e
do autoritarismo; defesa do aprofundamento da democracia, entendida como
socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
posicionamento em favor da equidade e da justiça social; empenho na eliminação
de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade. “
FORTI, Valéria; GUERRA, Yolanda). Partindo também na área de Serviço Social,
tem que se pensar que o a Prática do Profissional de Serviço Social não pode
violar os Direitos humanos, como por exemplo avisar antes sobre a Visita
Domiciliar, entender o silêncio do Usuário, ter respeito ás diferenças, não ter
preconceito.
O CFESS é Coordenador do
debate sobre ética profissional, coordenado pela Comissão de Ética e Direitos
Humanos. A partir da gestão “Brasil mostra tua cara” essa comissão introduziu o
tema Direitos Humanos e Ética como temas para serem estudados. O Projeto Ética
em Movimento, o debate sobre os Direitos Humanos promoveu o Curso Ética em
Movimento para Agentes Multiplicadores.
Texto” Direitos
Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre qualidade e diferença.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf
Data:15/03/2016
Comentário: É maravilhoso o
texto de Candau porque podemos refletir sobre a criação das futuras políticas
políticas públicas tendo em vista a construção de políticas públicas com um
viés Multiculturalismo Interativo que se aproxima do Projeto ético Político dos
anos 90. Porque o Multiculturalismo Interativo tem o intuito de acentuar a
interculturalidade, para construção de sociedades democráticas e inclusivas,
que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade. O
Multiculturalismo Interativo se aproxima mais do Projeto Ético Político porque
tem o intuito de construir sociedades democráticas e inclusivas, sem
discriminação.
1.2 Ética em Movimento no Serviço Social
Comentário: é importante
entender que o Projeto Ética em Movimento tendo em vista que nesse período o
intuito dele era socializar os princípios do novo código de ética do assistente
social, consolidando o projeto ético-político dos/as assistentes sociais no
contexto da lei de regulamentação da profissão, compreendendo o âmbito da
atividade profissional, política e social dos direitos humanos.
1.3 Direitos Humanos,
educação e interculturalidade: as tensões entre qualidade e diferença
Comentário: Há muitos grupos culturais que não conhecem a
expressão “Direitos Humanos”, mas isso não significa que não conhecem ou não
tenham ideia da dignidade humana.
Data: 22/03/2016
Vídeo: Direito sem
Fronteiras e Multiculturalismo
Comentário: Tânia Manzur
(professora de Relações Internacionais da UNB) e o professor de Relações
Internacionais da UCB Wilsom Almeida comentam que com a globalização, há uma
interação entre culturas, onde pode ocorrer o fenômeno de homogeneização
cultural (exemplo: no Japão, as moças estavam fazendo cirurgias para terem
traços ocidentais), podendo contribuir para o desaparecimento das culturas
locais. Nas relações Internacionais o
multiculturalismo está associado à percepção da diversidade cultural e de como
essa diversidade tende a se expressar no cotidiano nos territórios. O papel do
direito é regulamentar essas relações internacionais e o multiculturalismo.
Vídeo: Identidade
e Multiculturalismo (uma adaptação do grupo multiplicidade) um filme de
Fernando Meirelles e Nando Olival.
Disponível em: aula Educação
em Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica
Data:22/03/2016
Data:22/03/2016
Comentário: É interessante
observar os neologismos que Darcy Ribeiro cria, ele é incrível, segundo o autor
a origem do Brasil se inicia com um povão, “um ninguém português”, “um zé
ninguém negro” e “um zé ninguém outro índio”, nessa “ninguendade “ começou a
virar outra coisa. O Brasil é um País rico em diversidade de população e de
diversidades culturais.
Vídeo:
Multiculturalismo e seus Significados
Disponível em: aula Educação
em Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Data: 22/03/2016
Comentário: o
Multiculturalismo pode ser analisado atribuindo a ele a ideia de estratégia política
de integração social, ou considerando o como uma cultura que se julga superior às
outras impedindo que exista uma política multicultural. No Brasil prevaleceu à
mediação de um Estado interventor, o que dissimulou o racismo. Nos EUA, o
Estado é menos interventor, o Multiculturalismo se transformou em um movimento
de afirmações étnicas, mas também de conflitos sangrentos.
Documentário
Ilha das flores
Acesso:
24/05/2016
Comentário: O documentário Ilha das Flores retrata com
clareza exorbitante a desigualdade e a exclusão que o capitalismo causa através
da contradição capital e trabalho, onde a reprodução social o trabalhador
recebe uma parte da venda da sua força de trabalho (salário) e o dono do
capital recebe a mais valia e enriquece através do lucro. Nessa reprodução
social, muitos não têm acesso a renda, trabalho digno, alimentação, moradia,
educação, etc... Nessa curta metragem podemos ver explicitamente “trocadilhos”
a atriz Nete (vendedora de perfumes) descarta um tomate no lixo que ela considera
impróprio para seu uso, onde o mesmo é rejeitado até pelos porcos, sendo
direcionado então aos seres humanos que não têm acesso á comida, que tem que
comer o que foi rejeitado pelos porcos. Uma contradição é que o resto de comida
o porco vai comer, e esse porco vai ser
alimento para dona Nete. Então as pessoas que não têm acesso à alimentação são
reduzidas “ a menos que porcos”, e é infringido os direitos humanos.
Vídeo: Toleranta a short animated film by Ivan Ramadan
Acesso:
24/05/2016
Comentário:Nesse
vídeo podemos refletir sobre a Intolerância. Um dos princípios do Código de
Ética de 1993 é o Reconhecimento da liberdade como valor ético
central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e
plena expansão dos indivíduos sociais.
Nós
como futuros assistentes sociais, temos que ter em mente que nossas ações têm
que ter como finalidade a garantia de direito, emancipação humana dos sujeitos,
uma construção de uma ordem societária mais justa, mas tendo tolerância, tendo
em vista que temos que ter como fundamento a totalidade, e agir com tolerância,
respeitando a opinião dos usuários.
A
intolerância é uma atividade mental( falta de habilidade ou vontadeem
reconhecer, respeitar as diferenças em crenças e opiniões), a intolerância é
uma construção social, e se manifesta através de ações como racismo, sexismo,
homofobia, etc..
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