sábado, 18 de junho de 2016

Serviço Social e Direitos Humanos


Direitos Humanos e Constituição Brasileira

Portfólio da Disciplina Educação em Direitos Humanos e Identidade Cultural, desenvolvido no 3º período da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas solicitado pela Dra° Prof Jeanete Liasch Martins de Sá, trabalho solicitado para avaliação de nota para o 3°semestre.

Serviço Social e Direitos Humanos


No Código de Ética profissional do Assistente Social de 1993, entre os princípios
· Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
· Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
· Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;
· Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
· Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
· Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
· Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;
· Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominaçãoexploração de classe, etnia e gênero;
· Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;
· Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
· Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

Acesso em: 20/06/2016

1.1  Serviço Social e Direitos Humanos. 
Texto: CFESS Manifesta, disponível em: 


Aula Educação em Direitos Humanos dia 08/03/2016 

ComentárioO Serviço Social trabalha com os Direitos humanos na perspectiva da Totalidade, denunciando as desigualdades na Sociedade Capitalista, os  Direitos Humanos são vivenciados nas Relações Sociais cotidianas.  “O Projeto ético Político da profissão estabelece princípios como: defesa dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; defesa do aprofundamento da democracia, entendida como socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida; posicionamento em favor da equidade e da justiça social; empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade. “ FORTI, Valéria; GUERRA, Yolanda). Partindo também na área de Serviço Social, tem que se pensar que o a Prática do Profissional de Serviço Social não pode violar os Direitos humanos, como por exemplo avisar antes sobre a Visita Domiciliar, entender o silêncio do Usuário, ter respeito ás diferenças, não ter preconceito.
O CFESS é Coordenador do debate sobre ética profissional, coordenado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos. A partir da gestão “Brasil mostra tua cara” essa comissão introduziu o tema Direitos Humanos e Ética como temas para serem estudados. O Projeto Ética em Movimento, o debate sobre os Direitos Humanos promoveu o Curso Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores.


Texto” Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre qualidade e diferença.


 Data:15/03/2016

Comentário: É maravilhoso o texto de Candau porque podemos refletir sobre a criação das futuras políticas políticas públicas tendo em vista a construção de políticas públicas com um viés Multiculturalismo Interativo que se aproxima do Projeto ético Político dos anos 90. Porque o Multiculturalismo Interativo tem o intuito de acentuar a interculturalidade, para construção de sociedades democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade. O Multiculturalismo Interativo se aproxima mais do Projeto Ético Político porque tem o intuito de construir sociedades democráticas e inclusivas, sem discriminação.


1.2 Ética em Movimento no Serviço Social

Disponível em: 



https://www.youtube.com/watch?v=t0t_MWtdh7o



Acesso em: 22/03/2016

Comentário: é importante entender que o Projeto Ética em Movimento tendo em vista que nesse período o intuito dele era socializar os princípios do novo código de ética do assistente social, consolidando o projeto ético-político dos/as assistentes sociais no contexto da lei de regulamentação da profissão, compreendendo o âmbito da atividade profissional, política e social dos direitos humanos. 



1.3 Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre qualidade e diferença
Disponível emhttp://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf

Acesso em: 22/03/2016


Comentário: Há muitos grupos culturais que não conhecem a expressão “Direitos Humanos”, mas isso não significa que não conhecem ou não tenham ideia da dignidade humana.

Vídeo: Direito sem Fronteiras e Multiculturalismo


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k43alTNbr5I

Acesso em: 22/03/2016

Comentário: Tânia Manzur (professora de Relações Internacionais da UNB) e o professor de Relações Internacionais da UCB Wilsom Almeida comentam que com a globalização, há uma interação entre culturas, onde pode ocorrer o fenômeno de homogeneização cultural (exemplo: no Japão, as moças estavam fazendo cirurgias para terem traços ocidentais), podendo contribuir para o desaparecimento das culturas locais.  Nas relações Internacionais o multiculturalismo está associado à percepção da diversidade cultural e de como essa diversidade tende a se expressar no cotidiano nos territórios. O papel do direito é regulamentar essas relações internacionais e o multiculturalismo.



Vídeo: Identidade e Multiculturalismo (uma adaptação do grupo multiplicidade) um filme de Fernando Meirelles e Nando Olival.

Disponível em: aula Educação em Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica
Data:22/03/2016

Comentário: É interessante observar os neologismos que Darcy Ribeiro cria, ele é incrível, segundo o autor a origem do Brasil se inicia com um povão, “um ninguém português”, “um zé ninguém negro” e “um zé ninguém outro índio”, nessa “ninguendade “ começou a virar outra coisa. O Brasil é um País rico em diversidade de população e de diversidades culturais. 
  


Vídeo: Multiculturalismo e seus Significados

Disponível em: aula Educação em Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Data: 22/03/2016

Comentário: o Multiculturalismo pode ser analisado atribuindo a ele a ideia de estratégia política de integração social, ou considerando o como uma cultura que se julga superior às outras impedindo que exista uma política multicultural. No Brasil prevaleceu à mediação de um Estado interventor, o que dissimulou o racismo. Nos EUA, o Estado é menos interventor, o Multiculturalismo se transformou em um movimento de afirmações étnicas, mas também de conflitos sangrentos. 



Documentário Ilha das flores



Acesso: 24/05/2016


Comentário:  O documentário Ilha das Flores retrata com clareza exorbitante a desigualdade e a exclusão que o capitalismo causa através da contradição capital e trabalho, onde a reprodução social o trabalhador recebe uma parte da venda da sua força de trabalho (salário) e o dono do capital recebe a mais valia e enriquece através do lucro. Nessa reprodução social, muitos não têm acesso a renda, trabalho digno, alimentação, moradia, educação, etc... Nessa curta metragem podemos ver explicitamente “trocadilhos” a atriz Nete (vendedora de perfumes) descarta um tomate no lixo que ela considera impróprio para seu uso, onde o mesmo é rejeitado até pelos porcos, sendo direcionado então aos seres humanos que não têm acesso á comida, que tem que comer o que foi rejeitado pelos porcos. Uma contradição é que o resto de comida o porco vai comer, e esse porco  vai ser alimento para dona Nete. Então as pessoas que não têm acesso à alimentação são reduzidas “ a menos que porcos”, e é infringido os direitos humanos.



Vídeo: Toleranta a short animated film by Ivan Ramadan


Acesso: 24/05/2016

Comentário:Nesse vídeo podemos refletir sobre a Intolerância. Um dos princípios do Código de Ética de 1993 é o  Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
Nós como futuros assistentes sociais, temos que ter em mente que nossas ações têm que ter como finalidade a garantia de direito, emancipação humana dos sujeitos, uma construção de uma ordem societária mais justa, mas tendo tolerância, tendo em vista que temos que ter como fundamento a totalidade, e agir com tolerância, respeitando a opinião dos usuários.
A intolerância é uma atividade mental( falta de habilidade ou vontadeem reconhecer, respeitar as diferenças em crenças e opiniões), a intolerância é uma construção social, e se manifesta através de ações como racismo, sexismo, homofobia, etc..


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